top of page

O  Banhado, em são José dos Campos: 

Qual seria a função ecológica deste peculiar acidente geográfico, um "brejo" no coração de uma das mais importantes cidades do Brasil?

O Banhado 1

Trata-se aqui, evidentemente, de uma área de recarga do aquífero pela infiltração das águas da chuva, certo?  - Nope!

Vejamos como as águas subterrâneas não se infiltram, mas tendem a sair do aquífero - direto para as nuvens - nesta porção do terreno; Vamos aos cálculos.

a2.png

Apresentação:

a6.png

Domínio 3D

| MODFLOW |

Um modelo de fluxo de águas subterrâneas foi construído para se estimar o a Capacidade Média de Evapotranspiração por [ m2 ] de banhado.

A área de interesse possui 2.350 hectares, circunscritos pelas condições de contorno GHB, Rios e CHD - situadas respectivamente nas porções a montante,  laterais e jusante do centro do município de São José dos Campos.

O foco do trabalho é a representação dos efeitos de descargas para três potenciais unidades receptoras: 01) O Rio Paraíba do Sul; 02) Os córregos A e B que desaguam neste rio; e 03) Expectativas de grandes contribuições de Descargas das águas subterrâneas do aquífero para a atmosfera, via Evapotranspiração (EVPT).

Trata-se aqui de uma simulação matemática que não deixa de considerar, ou pelo menos ponderar em consonância com os efeitos dos aportes [GHB], as potenciais contribuições via recargas (recharge RCH) advindas de eventuais vazamentos de tubulações (infiltrações) em diversos pontos da cidade, estes maiores probabilidades de serem encontrados, teoricamente, nas porções mais elevadas do terreno.

* Documento ainda não publicado.
bottom of page