top of page

Parametrização

a20.png

Aqui 44 [RIV]+10 [GHB] e 12 + 12 pontos piloto de recarga (RCH) e de evapotranspiração (EVPT) foram dispostos em diferentes pontos do modelo. ... com os índices 2, 6, 34 e 31 indicando as amplitudes de variação a serem percorridas.

a22.png

Abrindo-se, então, grande espaço de discussão a respeito do que se passa com os pilot points ...

Os pontos piloto  pertencem ao ramo da geo-estatística, cujas rotinas encarregam-se de transferir as informações pontuais (12x) para cada uma das [120 x 140] células do modelo, em planta.

Segue uma livre analogia das possibilidades em pauta, pela simples transferência dos resultados alcançados na calibração para a cotas de elevação dos mesmos pontos no espaço (x,y,Z).

Como alternativa prévia ao advento dos pilot points, utilizavam-se os mosaicos.

a26.png
a32.png

Condutividades hidráulicas

E após tal preâmbulo, vejamos a parametrização das condutividades hidráulicas (KH_V) pela mesma ótica ou princípios pilot points, porém agora em três dimensões (3D)...

Primeiro, seguem os valores efetivamente praticados para as 05 hidrofácies.

Depois, sua interpretação convertida pelos coeficientes de anisotropia Vertical e Horizontal.

Condutividades hidráulicas

Em paralelo, observam-se as proporções e comprimentos médios (GMS_T-Progs) de como foram preenchidas, volumetricamente, as diferentes unidades [K] da simulação .

a28.png

O que leva a equiprováveis possibilidades de interpolação, estatisticamente justificadas

a35.png

Por último, recorre-se novamente a interpolação (3D) dos pilot points para estabelecer as condutividades hidráulicas de acordo com a ocorrência dos materiais / hidrofácies  nas respectivas profundidades e posicionamentos horizontais (x,y) pré-estabelecidos.

a31.png

A profusão de variáveis empregadas no modelo não se configura como uma fragilidade da metodologia PEST. É justamente o contrário. Quanto maior a liberdade dada ao mecanismo matemático na escolha de seus parâmetros, dentre uma lista ou distribuição de possibilidades aceitáveis pré-definidas pelo modelador (amplitudes - from knowledge constraints) maior a capacidade de adaptação da estrutura (fixa) empregada do modelo conceitual, em atender as demandas da função objetivo.

Na próxima página, comentários e conclusões.

* Documento ainda não publicado.
bottom of page